sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tênis

Origem do Tênis
Embora a origem do tênis não seja clara, muitos acreditam que o tênis foi inventado em 1873 pelo Major Walter Clopton Wingfield, um oficial britânico, muitas autoridades acreditam que ele adaptou os princípios de um jogo popular inglês de tênis de quadra, raquetes squash e badminton. Recentemente jogadores preferem chamar o jogo de Wingfield de tênis na grama. O jogo foi introduzido em Bermuda em 1873, e de Bermuda foi levado para os Estados Unidos por Mary Ewing Outerbridge , Nova York. O primeiro jogo de tenis na grama nos Estados Unidos foi provavelmente jogado em 1874 em Staten Island Cricket and Baseball Club. 
Definição do tênis
Tênis é um esporte jogado com uma raquete e uma bola por dois (como em simples) ou quatro (como em duplas) competidores, em uma quadra retangular dividida por uma rede. O tênis pode ser realizado em quadras abertas ou fechadas. O objetivo é fazer com que a bola atravesse a quadra adversária. 
Dicionário do tênis
Ace - Um serviço em que o recebedor falha para devolver ou não toca. O sacador vence o ponto imediatamente 
Backhand - Golpe de fundo de quadra executado do lado contrário onde o jogador segura a raquete. Para um canhoto, por exemplo, o backhand fica no seu lado direito.
 Grand Slam - Cada um dos quatro torneios abertos mais importantes do tênis : Autrália (Australia Open), França (Roland Garros), Inglaterra (Winbledon) e Estados Unidos (US Open). "Fazer o Grand Slam" quer dizer ganhar os quatro torneios em um só ano.
Breakpoint - Ponto que pode definir o game a favor do recebedor. 
Drop Shot - Ou "Deixadinha". Bola curta, que pinga próxima à rede. 
Dupla Falta - Saque fora da área de serviço duas vezes seguidas, o que resulta na perda do ponto pelo sacador. 
O tênis na mídia
O tênis é um esporte muito popular na Europa e no EUA, pois foram os mesmos o berço do tênis, pelo seu tempo de duração é muito difícil passar em tv aberta, mas nem por isso esse  esporte deixa de ser amado pelo seus fãs e patrocinado por grandes empresas.
O custo pra jogar tênis é caro, por isso que em muitos países  o tênis não é popular, no Brasil esse esporte só é praticado pela elite das classes sociais com algumas exceções, o Brasil ver o tênis hoje de forma diferente porque tivemos um ícone chamado Gustavo Kuerten (Guga), ganhador de grand slam.   

FONTE: members.tripod.com/tenis_br/regras.htm



Postado por: DANILO RABELO, REYNALDO CONÇEIÇÃO, VITOR SÁ, RUAN DIEGO, NADERSON (9º ano B)

7 comentários:

  1. Gostei muito tem uma boa explicação,e fala tambem da participaçao da mulher no esporte que não é mostrada na mídia.

    Karoline Alves 9B

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O tênis é um esporte muito bom de ser praticado e dá muitas oportunidades para as pessoas. A mídia deveria ajudar a disseminar esse esporte.


    Gabrielle Tenório 9º A

    ResponderExcluir
  4. Gostei pois contém muitas informações facilitando o entendimento.
    Por ser um esporte muito legal, a mídia deveria divulgá-lo mais.

    ResponderExcluir
  5. O tênis é um esporte bastante interessante porém de praticantes limitados. Ele não é tão popular quanto outros esportes, mas quem sabe um dia se torne. Eu particularmente me afeiçoei a ele.

    ResponderExcluir
  6. Esse post assim como as aulas, o trabalho de campo e a palestra, fez com que nós ampliássemos nossa visão quanto ao esporte, vimos que é realmente muito legal e abre muitas portas para aqueles que praticam e levam a sério. O que falta para o tênis é divulgação e acessibilidade, pois querendo ou não, ainda é um dos esportes que se encontram numa 'realidade mais distante' .

    ResponderExcluir
  7. O tênis, pode até ser tão rejeitado devido a acessibilidade atingida pela transmissão televisiva que abre portas apenas para esportes como o amado futebol, o vôlei, ou até mesmo esportes olímpicos. Sendo que o tênis só é visto em tv fechada, atingindo a divulgação e transmissão do esporte.

    ResponderExcluir