sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Golfe - expansão e economia

A popularidade do golfe se deu a partir de 1411 quando a Universidade de St. Andrews foi fundada e os alunos praticavam esta atividade recreativa em seus momentos de lazer.
Hoje o esporte é praticado no mundo todo, com o objetivo principal de percorrer os dezoito buracos do campo com o menor número de tacadas.
As condições naturais da Escócia foram fundamentais para que o golfe se desenvolvesse por lá, devido aos grandes campos de vegetação rasteira, onde eram feitos buracos e as bolinhas eram atiradas com tacos de madeira.
O esporte chegou ao Brasil no final do século XIX, durante a construção da ferrovia Santos–Jundiaí, ingleses e escoceses improvisaram um campo no terreno do mosteiro São Bento para não abandonar as práticas do velho continente. Em Minas Gerais, o golfe passa por uma fase de grande expansão. Novos campos como Thermas Executive Golfe com iniciativas de empreendedores contribuem para divulgar e trazer mais adeptos a esta modalidade.
Os próximos passos para do esporte já estão marcados. Tendo em vista o advento da reinserção do Golfe nas olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a tendência é que o número de praticantes aumente substancialmente.


Economia
Nos Estados Unidos, o impacto do golfe é superior a 18 bilhões de dólares por ano, envolvendo os mais de 20.000 campos existentes no país. Mais de 30 milhões de americanos passam cerca de 2,4 bilhões de horas ao ar livre, em campos de golfe.
Mais de 78% dos jogos acontecem em campos públicos ou que cobram green fee, taxa para uso de não associados. O aumento de adeptos ao esporte no Brasil irá contribuir para o crescimento da economia e a popularização do golfe em todas as classes sociais. Além disso o golfe é mundialmente conhecido como território para se concretizar grandes negócios. Empresários de todo o mundo utilizam os campos de golfe para realizar negócios, por considerá-lo muito mais agradável que qualquer outro ambiente.

Números e fatos do golfe

O golfe é o esporte que mais cresce no mundo: 10% ao ano. É também o esporte que apresenta menor índice de desistência entre os iniciantes: de cada 10 pessoas, 8 continuam a jogar. No mundo inteiro há programas de formação para jovens, com técnicos, médicos, nutricionistas e psicólogos, conforme segue:
  • Estados Unidos - 5 milhões
  • Japão - 1 milhão
  • Inglaterra - 100 mil
  • Canadá - 400 mil (abaixo de 12 anos)
Os Estados Unidos inauguraram por ano mais de 500 campos de golfe. Os campos particulares do país estão diminuindo e os campos públicos aumentando. Cerca de 31 milhões da população, correspondente a 13,5% da população jogam golfe, sendo 71% homens, 29% mulheres. Mais de 5 milhões são operários e 2,9 milhões aposentados.
Ao contrário do que se pensa, é um esporte onde pessoas de todas as classes, como executivos, empresários, motoristas de táxi, operadores de máquinas, misturam-se nos campos de golfe. Você telefona, marca a hora que quer jogar e não sabe quem serão seus parceiros.
Na Ásia, há 31 milhões de jogadores, sendo 20 milhões apenas no Japão. Com base no crescimento verificado nos últimos dez anos, a Ásia chegará a 200 milhões de jogadores, dentro de 40 anos. No Canadá, para uma população de 20 milhões, há 4 milhões e 800 mil praticantes de golfe, somente de federados acima de 12 anos.Na França, em 20 anos, o número de golfistas passou de 50 mil para 250 mil.
Falta para desenvolver mais o esporte o envolvimento da mídia, para oferecer retorno aos patrocinadores. Nos Estados Unidos, uma transmissão de um evento de grande porte, como o Masters de Augusta, utiliza cerca de 100 câmeras de TV, sendo 50 câmeras fixas, outras 50 móveis, em helicópteros, em gruas, balões etc. No local, mais de 200 mil pessoas acompanharam os jogos. No British Open deste ano, na Inglaterra, todos os cabos de TV foram embutidos na terra, para não prejudicar o visual e os jogos, assistidos por cerca de 1 bilhão de pessoas via TV.
O único país que tem realmente hierarquia na prática do esporte é o Japão. Presidente de empresa joga com presidente, diretor com diretor, gerente com gerente. Dificilmente se misturam.
No Oriente, jogar ainda é status. Em pleno deserto os árabes construíram um campo. Se o trabalho de irrigação por interrompido por 6 meses, o campo desaparece.
Um campo de golfe oficial ocupa de 600 mil m a 1 milhão de m, e custa de 1 milhão a 6 milhões de dólares. No Japão, onde as planícies são reservadas exclusivamente para a agricultura, especialmente para o plantio de arroz, os campos de golfe são construídos nas montanhas. Eles rebatem os picos das montanhas para os vales, em enormes trabalhos de terraplenagem, e um único campo chega a custar 100 milhões ou mais de dólares.
O Japão tinha há 10 anos, 100 campos de golfe. Hoje tem 2.580 campos e quase 20 mil driving ranges, alguns superpostos em edifícios de até sete andares. Um título de clube chega a custar de 2 a 5 milhões de dólares. Ainda assim, há fila de espera que demora entre 5 a 10 anos para o interessado.

Postado por: Marília

Vamos discutir!

Diante dos custos para se construir e manter campos de Golfe, custo de materiais, bem como da sua tragetória como prática corporal predominantemente para classes sociais abastadas, vocês conseguem visualizar a popularização do Golfe em todas as classes sociais no Brasil? 














 

3 comentários:

  1. O golf assim como o tênis é um esporte muito interessante, mas pode ser até considerado menos acessível, praticado somente pelas elites.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em todas não, Mesmo que consigam aproximar a pratica esportiva do Golf para as areas mais carentes, de forma alguma isso vai ser fácil de ser feito ... Os investimentos são muito altos , ou melhor teriam q ser bem destribuidos tanto no espaço ( local da pratica ) tanto com os materiais e com a introducão dessas pessoas de renda mais baixa... Os obstáculos são bem complicados ! =(
    Ass: Jandaya 9 ªA

    ResponderExcluir