terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sinuca - Um pouco da história

" A historia da Sinuca "
   
"O Snooker, dizem, começou sua história em 1875, durante um terrível período de intensas chuvas, na cidade de Jubbulpore na Índia.

Naqueles dias os oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar. Diversão era a ordem do dia para entreter e manter elevada a moral dos jovens rapazes. Um oficial subalterno, Sir Neville Chamberlain, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar.

Vários jogos foram inventados, criando as caçapas e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo diversas e novas modalidades. As variações agradaram aos jogadores e o inventivo Chamberlain começou a adicionar várias bolas coloridas, chegando, então, na forma básica do jogo hoje praticado.

Nas variações incluíram inicialmente 15 bolas vermelhas e mais 5 em diferentes cores; amarela, verde, rosa e preta, além da branca. O Snooker finalmente nasceu quando mais duas bolas foram adicionadas ao jogo: marrom e azul.

Então, a partir de 1880, o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva. Em 1885, o grande jogador de bilhar John Roberts viajou para a Índia e foi apresentado a Chamberlain, contribuindo com a ampliação na divulgação do novo jogo.

Em 1926/27 Joe Davis ganhou, no primeiro campeonato mundial, o prêmio de £ 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios no esporte do Snooker. Em 1986 Joe Johnson atingiu £ 70.000,00 em um único campeonato. Hoje os prêmios em campeonatos mundiais giram em torno de £ 3.000.000,00

 Sinuca no Brasil

A sinuca é seguramente um dos esportes mais praticados no Brasil, devendo perder apenas para o futebol. É difícil encontrar um vilarejo que não possua em seus bares uma mesa retangular, com bolinhas coloridas e tacos retilíneos espalhados sobre o pano verde. Por muito tempo o jogo esteve ligado ao submundo da malandragem, do fundo dos botequins, em locais escuros e mal cuidados, servindo de ocupação para desempregados e espertalhões, ávidos para faturar algum dinheiro nas intermináveis apostas e disputas suspeitas... Mas isso foi há muito tempo.
Assim como aconteceu com o surfe e a capoeira, a sinuca também sofreu muito preconceito, chegando a ser confundida com uma prática de lazer e não de esporte. No final dos anos 70, com grande repercussão na Inglaterra e nos Estados Unidos, é que o snooker (que é a mesma coisa que sinuca), começou a se organizar no Brasil. Os clubes das principais capitais começaram a realizar competições e se associaram para organizar o jogo e as regulamentações. Finalmente, em fevereiro de 1988, após muita luta de seus aficionados, ocorreu o reconhecimento oficial da sinuca como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), que atesta no documento: “Considerando que sua prática, exercida há séculos, está difundida pelo mundo com competições e torneios nacionais, internacionais e mundiais; Considerando as solicitações da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar e da Federação de Sinuca do Distrito Federal (...) resolve reconhecer a Sinuca e o bilhar como modalidades esportivas”; assina o documento Manoel J. Gomes Tubino, então presidente do CND. A partir desse ato, a sinuca se organizou no Brasil e criou-se a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, que concentra doze federações dos principais Estados do país.
Lugares onde é mais praticado: Irlanda e Reino Unido

Postado por: Jandaya, Janaína, Breno, Igor Eduardo, Cristhyan, Dayane, Felipe e Anne (9º ano B)


5 comentários:

  1. O texto que eu fiz realmente ficou muito bom !!:D
    Dayanne Alves 9ºA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei mesmo o texto parabéns. Eu adoro sinuca é muito divertido e de fácil acesso. Tanto é que muitos alunos da turma não sabiam jogar e quando aprenderam não quiseram mais parar muito bom.

    ResponderExcluir
  4. A sinuca na minha opinião, é uma prática divertida, porém, eu acho isso agora, após a vivência, anteriormente minha opinião era outra. Muitas pessoas ainda possuem um certo 'preconceito' quanto a essa prática, quando esse assunto foi levado a nossa sala de aula, ouvimos coisas do tipo 'sinuca é coisa de bêbado', o que não é verdade, e para perceber isso basta apenas se aprofundar um pouco mais no assunto. Inclusive, existem pessoas que chegam a viver disso, da sinuca. Sem esquecer que a maioria das pessoas podem praticar, é de fácil acesso.

    ResponderExcluir
  5. Sinuca devia ser mais valorizado pois ao se pesquisar se vê que é um esporte, e que nele há várias formas de se jogar, podendo se tornar algo divertido, para qualquer pessoa, e/ou competitivo. E não apenas o jogo de bar.

    ResponderExcluir