1-) Olá Silvia. Pra começar gostariamos de saber se você se espelha em algum atleta ou se você tem o seu próprio estilo?
Como todo jogador brasileiro, fiquei fã do hexa- campeão mundial Steve Davis. Ele veio ao Brasil na década de 80 e foi um deleite assistir a seus jogos. Fiquei encantada com a sua postura elegante e é essa postura que eu procuro passar a meus alunos. A eficiência das tacadas aumenta e é a base, o fundamento para ser um bom jogador. 2-) Pra você quais são os principais titulos que conquistou e quantos anos você pratica sinuca?
Entrei no circuito dos campeonatos há 15 anos, aproximadamente, mas sempre brinquei com meu pai, em nossa mesa em casa, desde a adolescência. Tenho o título de campeã brasileira, tetra- campeã paulista e diversos títulos obtidos em copas regionais e interclubes. 3-) Na sinuca Feminina existe categorias? Exemplo, Juvenil, iniciantes ?
Quando comecei a participar dos campeonatos femininos na Federação Paulista, existia apenas uma categoria. Com o passar do tempo, convidando alunas para jogar, notei que havia uma grande resistência e injustiça as alunas jogarem contra a professora. Isso as desmotivava e com a ajuda da diretoria paulistana, criamos as categorias Ouro e Prata. As 4 melhores classificadas da Prata ascendem no ano seguinte para a Ouro, quando já estão mais experientes. Infelizmente temos pouquíssimas garotas disputando e por esse motivo, não há categoria infanto- juvenil. 4-) Como uma brilhante atleta da sinuca brasileira, você acredita que possa disputar um campeonato Mundial?
Lucio, você sabe o quanto estamos defasados em relação ao mundo. Temos um excelente material humano (veja o sucesso do Igor no exterior), mas as regras que praticamos aqui só existem aqui. Jogamos um híbrido da regra internacional, em mesas não adequadas (tamanho diferente, assim como o tecido, borracha, gabarito das caçapas, enfim, nada no padrão mundial). Assim fica difícil competirmos lá fora, além do custo enorme que isso gera. Você não pode simplesmente viajar e participar de um campeonato. É necessário morar no local, encarar um qualyfing que pode durar meses e sem patrocínio, fica inviável.Não temos tempo nem de treinar, muito menos um número de competições adequado para que nos dediquemos tanto. Para sobreviver da sinuca, sou obrigada a dar aulas, vender mesas e equipamentos, fazer apresentações, pois sem isso, viver de patrocínio e premiação, não existe. Então, eu estaria em desigualdade com as estrangeiras. Mas vontade não me falta....
5-) Hoje você tem grande espaço na mídia nacional. Essa repercussão ajuda ?
Sim. Ajuda no sentido de desestigmatizar a sinuca. Antes era visto como um jogo da malandragem, associado ao consumo de álcool e fumo, além do jogo apostado, fator desagregador da família, sempre praticado em bares horrorosos da periferia.Hoje, com a presença feminina das minhas alunas, me apresento sempre bem vestida, maquiada e de salto alto, o que intriga o público e o faz ver que a sinuca pode ser um esporte chique e elegante. Prova disso foi quando organizei aulas e torneios na Daslu, tido como o templo da moda e do bom gosto no Brasil inteiro, além de me apresentar em resorts e hotéis exclusivíssimos, tais como Costão do Santinho, Hotel Ponta dos Ganchos em SC, Hotel Transamérica, Sofitel Jequitimar Guarujá, Grande Hotel de Araxá, entre tantos outros, com estadias que chegam a R$ 20.000,00 por casal, para um final de semana prolongado.
Você imaginaria Hebe Camargo e Ana Maria Braga jogando sinuca? Pois eu as fiz jogar, em rede nacional. Foi muito bom e elas adoraram!
Resumindo, essa repercussão ajuda para que novos alunos frequentem meu curso e daí, a consequente venda de equipamentos e acessórios para sinuca.
6-) O que você acha que deveria melhorar nas copas do brasil e brasileiro para uma melhorar a divulgação ?
Mídia, mídia, mídia. Enquanto não tivermos a cobertura maciça da mídia televisiva, principalmente, não conseguiremos atingir o grande público. Propaganda de quando e onde acontecerão os jogos, transmissão das melhores partidas, tudo isso traria o esporte para o lugar de destaque merecido. Veja, faço há 3 anos os cometários de pool na ESPN Internacional, um canal a cabo, TV fechada e presente somente nos pacotes mais caros dos assinantes e é impressionante a repercussão. Recebo um número enorme de e- mails, de gente que quer aprender, comprar material ou apenas comentar os jogos e incentivar o meu trabalho. Ou seja, interatividade. Só que para isso, é necessário investimentos, tendo como fonte, os patrocínios. 7-) Na sinuca feminina a regra é Nine Ball, porque ?
O 9 ball foi inserido na competição de Goiânia a título de experiência. Mas o brasileiro não aprecia muito essa modalidade, por achá- la fácil, em decorrência do tamanho grande das caçapas, o que é um tremendo erro, já que é um jogo extremamente ofensivo e qualquer erro dá chance ao adversário de vencer. É dinâmico, bem ao nosso gosto, mas ainda pouco apreciado, por ser pouco compreendido. Precisa de mais incentivo e entrará como modalidade no próximo Brasileiro, em Curtitiba, na categoria masculina. 8-) Quais os seus idolos da sinuca no Brasil e no exterior, na categoria Feminino e masculino ?
No Brasil, sempre apreciei o jogo do Roberto Carlos e no exterior, atualmente, Allison Fisher, a maior campeã de todos os tempos de pool e Ronnie O'Sullivan, hepta- campeão mundial e que possui um estilo agressivo e rápido. 9-) Quais os projetos para 2010?
Ainda neste ano, vamos realizar a II Sinuca Cup, em parceria com Otávio Mesquita. No ano passado, reunimos diversas celebridades, entre artistas e grandes empresários, como Roberto Justus, Alvaro Garnero, Silvio Luiz, Derico do Jô, Hélio Vargas da Band, Ricardo Almeida, João Armentano, Talarico, vice- presidente da Pepsico e arrecadamos R$ 40.000,00 para instituições do câncer infantil e obras assistenciais do Padre Antonio Maria. Este ano, esperamos um sucesso ainda maior com a presença confirmada de Toquinho e Paulinho da Viola. Dia 16 de dezembro será transmitida minha entrevista concedida ao Jô Soares, juntamente com o Toquinho, o que trará uma repercussão ainda maior para o esporte. Para 2010, temos marcado um campeonato entre diversos bares chiques da Vila Madalena, em SP, onde os clientes disputarão entre si, representando cada casa. Outro projeto é o lançamento definitivo da minha grife de produtos para sinuca, Silvia Taioli Snooker, com uma linha completa de mesas, tacos e demais equipamentos, todos fabricados sob minhas especificações e com os melhores materiais existentes. 10-) No próximo ano vamos realizar a Copa do Brasil de sinuca no Mato Grosso do Sul, podemos contar com a sua presença ?
Certamente! Em primeiro lugar, porque sempre fui sua fã, Lucio. Sua educação, sensatez, paciência e calma sempre me encantaram. Você é do bem e me orgulho em ser sua amiga. E em segundo lugar, será um motivo para rever Campo Grande, cidade onde fui muito bem recebida. Já no avião, na ida, fiz amizade com diversos moradores da cidade, que foram assistir ao campeonato que organizamos. É um povo carinhoso e receptivo, como poucos. Entrevista disponível em: http://www.sinucams.com.br/entrevistas/silvia-taioli
O que acharam??? Comentem! Vamos discutir!
Concordo com ela se a sinuca só for vista como um joguinho de bar de domingo não tem como ela crescer, a mídia q deve ajudar, mas... By:Alexia & Rita
ResponderExcluirSilvia Taioli demonstra ser uma mulher que corre atrás do seus objetivos, e nesse caso é a sinuca, acho que se não fosse ela as mulheres não teriam um lugar nesse esporte.
ResponderExcluirPaula Taynah 9º A
Orgulho a mulher que pratica esse esporte, já que a sociedade machista considera o sinuca apenas como um jogo de bar.
ResponderExcluir