terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mulheres Jogadoras de Sinuca

Pessoal, confiram mais uma entrevista com jogadores de Sinuca. Desta vez, a entrevistada é Silvia Taioli, Campeã brasileira, tetra- campeã paulista e diversos títulos obtidos em copas regionais e interclubes. A entrevista foi concedida ao repórter Lúcio do portal www.sinucams.com.br, em 2010. Mais um instrumento para ampliarmos nosso olhar sobre a prática da Sinuca no Brasil. Vale a leitura.

1-) Olá Silvia. Pra começar gostariamos de saber se você se espelha em algum atleta ou se você tem o seu próprio estilo?
Como todo jogador brasileiro, fiquei fã do hexa- campeão mundial Steve Davis. Ele veio ao Brasil na década de 80 e foi um deleite assistir a seus jogos. Fiquei encantada com a sua postura elegante e é essa postura que eu procuro passar a meus alunos. A eficiência das tacadas aumenta e é a base, o fundamento para ser um bom jogador.

2-) Pra você quais são os principais titulos que conquistou e quantos anos você pratica sinuca?
Entrei no circuito dos campeonatos há 15 anos, aproximadamente, mas sempre brinquei com meu pai, em nossa mesa em casa, desde a adolescência. Tenho o título de campeã brasileira, tetra- campeã paulista e diversos títulos obtidos em copas regionais e interclubes.

3-) Na sinuca Feminina existe categorias? Exemplo, Juvenil, iniciantes ?
Quando comecei a participar dos campeonatos femininos na Federação Paulista, existia apenas uma categoria. Com o passar do tempo, convidando alunas para jogar, notei que havia uma grande resistência e injustiça as alunas jogarem contra a professora. Isso as desmotivava e com a ajuda da diretoria paulistana, criamos as categorias Ouro e Prata. As 4 melhores classificadas da Prata ascendem no ano seguinte para a Ouro, quando já estão mais experientes. Infelizmente temos pouquíssimas garotas disputando e por esse motivo, não há categoria infanto- juvenil.

4-) Como uma brilhante atleta da sinuca brasileira, você acredita que possa disputar um campeonato Mundial?
Lucio, você sabe o quanto estamos defasados em relação ao mundo. Temos um excelente material humano (veja o sucesso do Igor no exterior), mas as regras que praticamos aqui só existem aqui. Jogamos um híbrido da regra internacional, em mesas não adequadas (tamanho diferente, assim como o tecido, borracha, gabarito das caçapas, enfim, nada no padrão mundial). Assim fica difícil competirmos lá fora, além do custo enorme que isso gera. Você não pode simplesmente viajar e participar de um campeonato. É necessário morar no local, encarar um qualyfing que pode durar meses e sem patrocínio, fica inviável.

Não temos tempo nem de treinar, muito menos um número de competições adequado para que nos dediquemos tanto. Para sobreviver da sinuca, sou obrigada a dar aulas, vender mesas e equipamentos, fazer apresentações, pois sem isso, viver de patrocínio e premiação, não existe. Então, eu estaria em desigualdade com as estrangeiras. Mas vontade não me falta....

5-) Hoje você tem grande espaço na mídia nacional. Essa repercussão ajuda ?
Sim. Ajuda no sentido de desestigmatizar a sinuca. Antes era visto como um jogo da malandragem, associado ao consumo de álcool e fumo, além do jogo apostado, fator desagregador da família, sempre praticado em bares horrorosos da periferia.

Hoje, com a presença feminina das minhas alunas, me apresento sempre bem vestida, maquiada e de salto alto, o que intriga o público e o faz ver que a sinuca pode ser um esporte chique e elegante. Prova disso foi quando organizei aulas e torneios na Daslu, tido como o templo da moda e do bom gosto no Brasil inteiro, além de me apresentar em resorts e hotéis exclusivíssimos, tais como Costão do Santinho, Hotel Ponta dos Ganchos em SC, Hotel Transamérica, Sofitel Jequitimar Guarujá, Grande Hotel de Araxá, entre tantos outros, com estadias que chegam a R$ 20.000,00 por casal, para um final de semana prolongado.

Você imaginaria Hebe Camargo e Ana Maria Braga jogando sinuca? Pois eu as fiz jogar, em rede nacional. Foi muito bom e elas adoraram!

Resumindo, essa repercussão ajuda para que novos alunos frequentem meu curso e daí, a consequente venda de equipamentos e acessórios para sinuca.

6-) O que você acha que deveria melhorar nas copas do brasil e brasileiro para uma melhorar a divulgação ?
Mídia, mídia, mídia. Enquanto não tivermos a cobertura maciça da mídia televisiva, principalmente, não conseguiremos atingir o grande público. Propaganda de quando e onde acontecerão os jogos, transmissão das melhores partidas, tudo isso traria o esporte para o lugar de destaque merecido. Veja, faço há 3 anos os cometários de pool na ESPN Internacional, um canal a cabo, TV fechada e presente somente nos pacotes mais caros dos assinantes e é impressionante a repercussão. Recebo um número enorme de e- mails, de gente que quer aprender, comprar material ou apenas comentar os jogos e incentivar o meu trabalho. Ou seja, interatividade. Só que para isso, é necessário investimentos, tendo como fonte, os patrocínios.
7-) Na sinuca feminina a regra é Nine Ball, porque ?
O 9 ball foi inserido na competição de Goiânia a título de experiência. Mas o brasileiro não aprecia muito essa modalidade, por achá- la fácil, em decorrência do tamanho grande das caçapas, o que é um tremendo erro, já que é um jogo extremamente ofensivo e qualquer erro dá chance ao adversário de vencer. É dinâmico, bem ao nosso gosto, mas ainda pouco apreciado, por ser pouco compreendido. Precisa de mais incentivo e entrará como modalidade no próximo Brasileiro, em Curtitiba, na categoria masculina.
8-) Quais os seus idolos da sinuca no Brasil e no exterior, na categoria Feminino e masculino ?
No Brasil, sempre apreciei o jogo do Roberto Carlos e no exterior, atualmente, Allison Fisher, a maior campeã de todos os tempos de pool e Ronnie O'Sullivan, hepta- campeão mundial e que possui um estilo agressivo e rápido.
9-) Quais os projetos para 2010?
Ainda neste ano, vamos realizar a II Sinuca Cup, em parceria com Otávio Mesquita. No ano passado, reunimos diversas celebridades, entre artistas e grandes empresários, como Roberto Justus, Alvaro Garnero, Silvio Luiz, Derico do Jô, Hélio Vargas da Band, Ricardo Almeida, João Armentano, Talarico, vice- presidente da Pepsico e arrecadamos R$ 40.000,00 para instituições do câncer infantil e obras assistenciais do Padre Antonio Maria. Este ano, esperamos um sucesso ainda maior com a presença confirmada de Toquinho e Paulinho da Viola. Dia 16 de dezembro será transmitida minha entrevista concedida ao Jô Soares, juntamente com o Toquinho, o que trará uma repercussão ainda maior para o esporte. Para 2010, temos marcado um campeonato entre diversos bares chiques da Vila Madalena, em SP, onde os clientes disputarão entre si, representando cada casa. Outro projeto é o lançamento definitivo da minha grife de produtos para sinuca, Silvia Taioli Snooker, com uma linha completa de mesas, tacos e demais equipamentos, todos fabricados sob minhas especificações e com os melhores materiais existentes.
10-) No próximo ano vamos realizar a Copa do Brasil de sinuca no Mato Grosso do Sul, podemos contar com a sua presença ?
Certamente! Em primeiro lugar, porque sempre fui sua fã, Lucio. Sua educação, sensatez, paciência e calma sempre me encantaram. Você é do bem e me orgulho em ser sua amiga. E em segundo lugar, será um motivo para rever Campo Grande, cidade onde fui muito bem recebida. Já no avião, na ida, fiz amizade com diversos moradores da cidade, que foram assistir ao campeonato que organizamos. É um povo carinhoso e receptivo, como poucos.

Entrevista disponível em: http://www.sinucams.com.br/entrevistas/silvia-taioli

O que acharam??? Comentem! Vamos discutir!

 

Mark Williams número 1 do ranking do Mundo - imagem e vídeo


Confiram o cenário de um campeonato internacional de Sinuca!!!


Vocês imaginavam que era assim? Quais as suas impressões ao ver esse vídeo?

Imagem e vídeo disponível em: http://www.sinucams.com.br/noticias/mark-williams-1-ranking-mundo-sinuca

Mark Williams - número 1 do ranking do Mundo na Sinuca

Mais uma informação do site http://www.sinucams.com.br/
Confiram!!!

Foto de Mark Williams Snooker

Mark Williams nasceu em 21 de Março de 1975 no País de Gales, tornou-se um atleta profissional de sinuca em 1992, único jogador canhoto que foi campeão mundial de Snooker.

Antes de se tornar esse fênomeno da sinuca, Williams era boxeador, mas logo teve sua carreira encerrada, quando apanhou para rapaz mais velho.

Sua primeira tacada máxima(147 pontos) foi em 2005 contra Rob Milkins em Sheffield e isso rendeu para ele £161,000.

Williams ganhou a conhecida tríplice coroa, ou seja, os torneios: UK Championship, Masters e World Championship. Veja abaixo esses e outros campeonatos do ranking mundial que Mark Williams venceu.

Campeonatos

Veja abaixo alguns campeonatos que Williams ganhou.

1996 e 1999 - Welsh Open;
1996 e 2001 - Grand Prix
1997 - British Open
1998 - Irish Open
1999, 2000 e 2002 - Thailand Masters
1999 e 2002 - UK Championship
2000 e 2003 - World Championship
2002, 2006 e 2010 - China Open
2003 - LG Cup
2011 - German Masters


Após ganhar o seu segundo campeonato mundial, ele perdeu um pouco de 'força' e acabou ficando entre os cinquenta do ranking mundial em 2007 e 2008, mas conseguiu se recuperar de forma histórica em 2009, 2010 e 2011, tendo como principal destaque o título do German Masters na temporada 2010/11 derrotando, Mark Selby por 9-7, com o ginásio lotado, com mais de 2 mil Fãs. Mark Williams é o atual número 1 do ranking Mundial de sinuca e estará presente no
Snooker Brasil Master .
Texto disponível em:
http://www.sinucams.com.br/noticias/mark-williams-1-ranking-mundo-sinuca

Postado por: Marília Menezes (Professora)

Rui Chapéu - Um ícone da Sinuca brasileira

Vejam essa interessante entrevista com um dos grandes jogadores de Sinuca do Brasil... Através da história de Rui é possível perceber alguns traços, caminhos e entraves da sinuca em nosso país.
A entrevista está disponível no portal: http://www.sinucams.com.br/

Falar sobre sinuca e não citar Rui Chapéu é quase uma ofensa ao esporte. Se você não conhece esse nome é porque não nasceu entre 1984 e 1992, época em que Rui ensinava sinuca em TV aberta pela Rede Bandeirantes aos domingos. Mas a fama de Rui não começou na televisão, na década de 70, Rui Matos de Amorim então caminhoneiro, resolveu deixar sua profissão para se tornar jogador de Sinuca profissional, o que segundo o mesmo foi uma decisão muito dificíl, já que o preconceito contra o esporte era severo na época: "Demorei a fazer isso porque, 40 anos atrás, a sinuca era mal vista. As pessoas achavam que era jogo de vagabundo", explica. O Bahiano que é conterrâneo do escritor Jorge Amado, mora em São Paulo e vive de seu talento.
Rui Chapéu

Já acostumado com a rotina, Rui vai dormir as sete da manhã e acorda as quatro da tarde. Hoje com 65 anos Rui coleciona uma incontável quantidade de titulos no Brasil e no Exterior, sua grande realização aconteceu quando ganhou o atleta Steve Davis, que era campeão mundial de sinuca. Além do feito Rui ainda figurou na época na lista dos melhores atletas do século feita por um jornal americado, onde está na 172º posição.
Hoje com uma carreira consolidada, Rui apenas participa de apresentações e não treina mais como antigamente, os treinos foram reduzidos de seis horas diárias para partidas exporádicas de uma ou duas horas.
A marca de Uísque Old Eight está divulgando uma campanha onde Rui perdeu um jogo e está montando uma liga de jogadores de sinuca para lhe ajudar em uma partida, além de concorrer à premios os competidores conhecem Rui Chapéu em pessoa.

Ainda pela marca de Uísque Old Eight, Rui Chapéu gravou vídeos dando algumas dicas de sinuca. Jogadas de efeito, truques, puxadinhas e outras brilhantes jogadas".

Texto disponível em: http://www.sinucams.com.br/rui-chapeu

Postado por: Marília Menezes (profª.)
 
 

Sinuca - Um pouco da história

" A historia da Sinuca "
   
"O Snooker, dizem, começou sua história em 1875, durante um terrível período de intensas chuvas, na cidade de Jubbulpore na Índia.

Naqueles dias os oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar. Diversão era a ordem do dia para entreter e manter elevada a moral dos jovens rapazes. Um oficial subalterno, Sir Neville Chamberlain, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar.

Vários jogos foram inventados, criando as caçapas e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo diversas e novas modalidades. As variações agradaram aos jogadores e o inventivo Chamberlain começou a adicionar várias bolas coloridas, chegando, então, na forma básica do jogo hoje praticado.

Nas variações incluíram inicialmente 15 bolas vermelhas e mais 5 em diferentes cores; amarela, verde, rosa e preta, além da branca. O Snooker finalmente nasceu quando mais duas bolas foram adicionadas ao jogo: marrom e azul.

Então, a partir de 1880, o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva. Em 1885, o grande jogador de bilhar John Roberts viajou para a Índia e foi apresentado a Chamberlain, contribuindo com a ampliação na divulgação do novo jogo.

Em 1926/27 Joe Davis ganhou, no primeiro campeonato mundial, o prêmio de £ 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios no esporte do Snooker. Em 1986 Joe Johnson atingiu £ 70.000,00 em um único campeonato. Hoje os prêmios em campeonatos mundiais giram em torno de £ 3.000.000,00

 Sinuca no Brasil

A sinuca é seguramente um dos esportes mais praticados no Brasil, devendo perder apenas para o futebol. É difícil encontrar um vilarejo que não possua em seus bares uma mesa retangular, com bolinhas coloridas e tacos retilíneos espalhados sobre o pano verde. Por muito tempo o jogo esteve ligado ao submundo da malandragem, do fundo dos botequins, em locais escuros e mal cuidados, servindo de ocupação para desempregados e espertalhões, ávidos para faturar algum dinheiro nas intermináveis apostas e disputas suspeitas... Mas isso foi há muito tempo.
Assim como aconteceu com o surfe e a capoeira, a sinuca também sofreu muito preconceito, chegando a ser confundida com uma prática de lazer e não de esporte. No final dos anos 70, com grande repercussão na Inglaterra e nos Estados Unidos, é que o snooker (que é a mesma coisa que sinuca), começou a se organizar no Brasil. Os clubes das principais capitais começaram a realizar competições e se associaram para organizar o jogo e as regulamentações. Finalmente, em fevereiro de 1988, após muita luta de seus aficionados, ocorreu o reconhecimento oficial da sinuca como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), que atesta no documento: “Considerando que sua prática, exercida há séculos, está difundida pelo mundo com competições e torneios nacionais, internacionais e mundiais; Considerando as solicitações da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar e da Federação de Sinuca do Distrito Federal (...) resolve reconhecer a Sinuca e o bilhar como modalidades esportivas”; assina o documento Manoel J. Gomes Tubino, então presidente do CND. A partir desse ato, a sinuca se organizou no Brasil e criou-se a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, que concentra doze federações dos principais Estados do país.
Lugares onde é mais praticado: Irlanda e Reino Unido

Postado por: Jandaya, Janaína, Breno, Igor Eduardo, Cristhyan, Dayane, Felipe e Anne (9º ano B)


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Boas vindas às alunas e alunos CODAP

Olá pessoal!

Estamos começando o trabalho com o nosso Blog.
Neste princípio vamos utilizá-lo para postar informações acerca da temática estudada esse semestre nas aulas de Educação Física dos 9ºs anos: Esportes que utilizam implementos como prolongamentos dos braços (ex.: aqueles que utilizam raquetes, tacos, bastões etc.). As turmas levantaram vários esportes que estão sendo estudados gradativamente com a colaboração de pequenos grupos de estudantes que atuam como monitores para a prática e estudo de cada esporte selecionado.
Sejam bem vindos!!! Vamos juntos aprender, discutir e (re)construir nossas percepções acerca dessas práticas.

Aguardem as postagens sobre Sinuca, Golf, Tênis e Tênis de mesa.

Abraço,

Profª. Marília